E mais um semestre se inicia e nova oportunidade para fazer parte do mundo da agricultura irrigada - Sejam bem vindos

Alguns dos stakeholders da agricultura irrigada participantes da FIIB - Feira Internacional de Irrigação 2017 em Campinas, de 1 a 3 de agosto de 2017.

Início das aulas 
Mais um semestre se incia e sempre é o momento de reflexão e decisão. Vivemos numa época de constante mudança, em uma sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva e certamente correrá sérios riscos quem não perceber isso e ficar esperando para ver o que acontece. Portanto, a adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência.

Uma sociedade em desenvolvimento exige rompimento, mudança e novidade em linguagem, conceitos e modos. A cada dia que passa os produtos concorrentes ficam mais similares em termos de tecnologia e preços e estejam certos, o diferencial está e estará, portanto, na capacidade da empresa ou pessoas em se diferenciarem no mercado e este diferencial estará a cada dia mais na prestação de serviços. É preciso inovar, não dá para apenas copiar e é preciso criar uma nova postura e reinventar o setor nosso setor. Mas como fazer isso? Com certeza com a capacitação, com estudos, dedicação e foco!



De acordo com a Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação - CSEI - ABIMAQ em 2012 o Brasil incorporou mais 212 mil hectares irrigados, em uma taxa 21% maior que em 2011. Já em 2013 incorporamos 284 mil novos hectares, 34% mais do que em 2012 e em 2014, novos 221 mil hectares produziram sob sistemas de irrigação. Nestes últimos anos se consolidou a presença dos sistemas de irrigação tipo pivô central. Já os anos de 2014, 2015 e 2016, a crise hídrica pegou o setor em cheio o crescimento da área irrigada anualmente experimentou um declínio se considerado o desempenho dos anos anteriores e em 2015 recuamos para uma expansão de 187 mil novos hectares irrigados e retomamos o crescimento em 2016 com 218.500 novos hectares irrigados, mas incorporamos na última década anualmente mais de 180 mil hectares de área irrigada. Com todo este potencial de terras aptas à irrigação e mantido este ritmo de crescimento, levaríamos séculos anos para esgotar nossas potencialidades.


Aos estudantes e stakeholders da agricultura irrigada, pensem no fato de que com irrigação garantimos produtividades elevadas, a irrigação é ainda considerada uma das ações mitigadoras ao aquecimento global, tem ação agregadora da economia, temos agora o marco regulatório definido na Política Nacional de Irrigação, entre outros benefícios, então, BEM VINDOS à um mundo de oportunidades representada pela agricultura irrigada! Assim, fica a dica: vamos aproveitar a oportunidade e nos dedicar aos estudos, à capacitação técnica e vamos nos diferenciar, em cada área em que escolhemos atuar! Fé, obra e sucesso!

Em relação à disciplina de Irrigação e Drenagem, é recomendável um acompanhamento sistemático das aulas, não deixando para estudar somente na véspera da prova, pois operar a agricultura irrigada exige um conhecimento multidisciplinar. Na nossa primeira aula amanhã abordaremos as regras da disciplina, a bibliografia, as datas das provas, as atividades gerais e a introdução à agricultura irrigada e a irrigação. Também nas primeiras aulas faremos uma abordagem sobre o mundo dos negócios e as exigências do mercado de trabalho e a relação com o trabalho, liderança e empreendedorismo. Já estão disponíveis as ilustrações que usaremos em aulas ao longo do semestre. O roteiro de aula para o semestre e outras informações estão disponíveis na aba "Atividades Acadêmicas" do Canal da Irrigação.

Temos, além das aulas e da bibliografia da disciplina - nada deve substituir os livros textos recomendados - várias mídias de apoio que complementam os livros e são baseadas na Internet: este Blog (marcador "aula" principalmente) onde o estudante encontrará não somente informações sobre a agricultura irrigada e irrigação, mas também desde dicas de leitura/livros, de música (entretenimento) à como crescer na carreira. O Canal de Conteúdo da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira - ou simplesmente, Canal da Irrigação - traz os artigos publicados pela nossa equipe, fotos, ilustrações e acesso a todos os demais canais de mídia. As ilustrações utilizadas nas nossas aulas estão disponíveis também na aba Atividades Acadêmicas.


Principais produtos produzidos no campo brasileiro.



Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira oferece produtos que são gráficos e mapas de acompanhamento em tempo real de todas as estações e as principais variáveis climáticas, tais como temperatura, umidade do ar, velocidade e direção do vento, chuva, evapotranspiração, pressão atmosférica e radiação global e líquida, além da base histórica, tudo gratuito e com atualização a cada cinco minutos e é a parte visível da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista foi implantada como parte do projeto “MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA”, financiado pela FAPESP. Por este canal facilmente se confere os números que mostram a mudança no tempo, de muito frio para a umidade relativa baixa, já crítica, que enfrentamos esta semana e sentida na garganta, nas narinas e nos olhos. Vários artigos técnicos já foram publicados a partir da execução deste projeto e estão disponíveis no canal TEXTOS TÉCNICOS do canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e a TV Tem mostrou um dos nossos trabalhos que visa apoiar o uso eficiente da água. Confira!


No Canal YouTube da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira são ofertados videos que complementam as informações divulgadas de maneira escrita. Por fim, temos também a Fan Page da UNESP Ilha Solteira, onde divulgamos as últimas notícias produzidas pela nossa Equipe e as condições do tempo, quando se tornam adversas. Que tal CURTIR à na Fan Fage e ficar "antenado"? O nosso perfil no Facebook traz diariamente dicas de leitura, agricultura irrigada, negócios, música, cultura, entretenimento, carreiras, entre outros e ainda montamos Álbuns onde compartilhamos fotos sobre sistemas de irrigação, recursos hídricos, e muito mais. Fiquem a vontade para acompanhar-nos (Perfil Profissional e Institucional)! E apreciem sem moderação!

Datas das provas
1a. Prova (Peso 2) será em 18 de setembro de 2017, a 2a. Prova (Peso 3) em 30 de outubro de 2017 e a 3a. Prova (Peso 3) em  11 de dezembro de 2017 e o Exame Final será em 18 de dezembro de 2017 às 10 horas. As P2 e P3 serão com matéria acumulativa e pode-se fazer consulta à material auxiliar. Todas as provas serão às 16:00 horas. Os seminários acontecerão nas manhãs dos dias das Provas.
MF = (2P1 + 3P2 + 3P3 + 2MR) / 10
MR = Seminários* e monografias** (* Notas diferentes para cada atividade, mas baseadas na média entre CONTEÚDO, MÍDIA e APRESENTAÇÃO; ** Pesos diferentes em função da dificuldade e a nota é a média entre CONTEÚDO, RECURSOS UTILIZADOS e APRESENTAÇÃO).


A probabilidade do teste T na correlação entre média das listas de exercícios e a média final do Primeiro Semestre de 2017 foi de 0,2%, comprovando mais uma vez as vantagens de investirem parte do tempo de estudos ao longo do semestre fazendo as listas propostas.

Como textos base para a nossas primeiras semanas de aula sugerimos os seguintes textos:


Como leitura adicional recomendamos a revista VOCÊ S/A como forma de acompanhar o que acontece no mercado de trabalho. Lembre-se também que desempenho e aprendizado depende da dedicação de cada um e estamos aqui para orientá-los para que tenham um ótimo futuro profissional. Aproveitem!

Comunicação e transparência de ações e do conhecimento
Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira para democratizar o conhecimento e a informação, utiliza diferentes linguagens na Internet para cumprir este propósito através do: Canal de ConteúdoCanal CLIMABLOGCanal YouTubeFan Page no Facebook, [Pod Irrigar] e IRRIGA-L Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada.  Acreditamos que "que é preciso inovar, não dá só para copiar e é preciso criar uma nova empresa e reinventar o nosso setor, para tanto é fundamental a democratização e a transparência da informação, do conhecimento e de ações",  Também usamos de forma complementar nosso perfil do Facebook para divulgar nossos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e interagir com sociedade como um todo. Existem outros canais mantidos por outras Instituições como o Forum da Agricultura Irrigada. Também confira o vídeo sobre como aprimorar seu networking.


FIIB - Feira Internacional de Irrigação 2017
A FIIB 2017 foi um sucesso total, desde a abertura com personalidades importantes como o Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim, o Ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, criador da EMBRAPA, o Presidente da ABID, Helvécio Mattana Saturnino e tantos outros. Mas é certo que os principais stakeholders da agricultura irrigada ali se fizeram presentes.






A UNESP se fez presente na FIIB 2017 com a nossa palestra intitulada "Redes agrometrorológicas: Para que e para quem? O caso do Noroeste Paulista", no primeiro dia do evento e também atuamos como Instrutor do Tour da Irrigação, na parte ligada à estimativa das necessidades de água pelas plantas, que aconteceu no dia 2 de agosto de 2017, com mais três profissionais de diferentes regiões brasileiras. "Manejando a irrigação com o solo e a atmosfera" foi o tema da nossa participação.



De Ilha Solteira, os alunos integrantes da Empresa Júnior de Agronomia Ramo da Terra Soluções Agrícolas e Ambientais também estiveram presentes e tiveram uma ótima oportunidade para adquirir novos conhecimentos, realizar integração e troca de experiências entre os alunos, principalmente os da Terra Júnior, da UFLA. Vitor Trinca - Presidente da Ramo da Terra - assim resumiu a participação da Empresa Júnior da UNESP Ilha Solteira: "Fizemos bastante contato a fim de fixar parceria, alguns contatos de potenciais clientes e sem falar no conhecimento que agregou aos nossos membros em relação ao mercado da irrigação. Outro fator bem importante foi as felicitações que recebemos de vários profissionais. Destacamos o Professor Everardo Mantovani que ficou um tempão conversando e nos incentivando e isso é muito bom, porque motiva nossos membros ainda mais. E pra finalizar, o contato com o pessoal da Terra jr. foi excelente, o benchmark foi pesado e nos aproximamos demais deles que estão a 17 anos no mercado e puderam nos acrescentar muitas dicas e conselhos.".
Da UNESP Botucatu, o Professor Dr. João Carlos Cury Saad apresentou o "Software para avaliação de desempenho hidráulico de pivô central" no dia 3 de agosto de 2017. 

 Alguns dos Orientados da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira presentes ladeados por Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, Diretor da ADECE.

Resumimos alguns depoimentos colhidos nos grupos de agricultura irrigada sobre a FIIB 2017: "Gostaria de parabenizar Denizart Pirotello Vidigal e equipe pelo grande evento, sucesso total! E também de agradecer a oportunidade de representamos uma importante fatia do agronegócio brasileiro, o VSF! Obrigado pela gentileza, presteza e recepção calorosa! Opinião de todos os agentes da irrigação que ouvimos, foi apenas uma: SUCESSO TOTAL!", "Parabéns pela iniciativa de organizar um evento de irrigação e de alto nível e a todos que puderam prestigiar o evento", "Parabéns belo excelente evento. Infraestrutura de qualidade, palestras de alto nível, a indústria totalmente presente e participando e uma organização impecável, fizeram da FIIB um grande sucesso. Mais uma vez parabéns. Espero ver todos em Fortaleza em outubro no XXVI Conird, IV Inovagri e III Simpósio Brasileiro de Salinidade. Sejam bem-vindos", Este evento foi muito bem organizado e de alto nível técnico! Já espero a organização do próximo! Obrigado pelo convite e parabéns!", "Foram três dias de muita empolgação, competência e otimismo. Houve momentos que me pareceu que eu estava fora do Brasil. Me surpreendeu a postura e atitudes das pessoas, com maturidade e firmeza, em nenhum momento se abordou a lamentável e vergonhosa situação política do país. Parabéns a todos! Estarei presente no próximo, se Deus quiser", "Parabéns pelo excelente trabalho, foi impecável", "Você achou a palavra que faltava: IMPECÁVEL!⁠⁠"... 
Pois é, resta-nos apenas agradecer Denizart e Débora Pirotello Vidigal pelo convite, pela oportunidade de mostrar parte do trabalho executado aqui na UNESP Ilha Solteira e parabenizá-los pelo sucesso da FIIB 2017.⁠⁠

Pod Irrigar - IOT, sabe o que é isso? 
Nosso convidado desta semana no [Pod Irrigar] - o podcast da Agricultura Irrigada é o Engenheiro Mecânico Christian Bernert, que explica que a conexão de equipamentos de irrigação com Internet propicia manejo mais efetivo e consciente da água e ainda saiba as vantagens da evolução da Internet Das Coisas - IOT para o setor da agricultura irrigada.

Manequim Challenge


Uso da água - capacitação
A Monsanto vem buscando desenvolver cada vez mais soluções para tornar a agricultura mais sustentável, conservando os recursos naturais do planeta e promovendo seu uso eficiente entre os agricultores. Seguindo esse intuito, a empresa construiu em 2009 o Centro de Aprendizagem do Uso da Água, em Gothenburg, EUA, que tem como objetivo buscar formas de ajudar os produtores rurais a gerenciar melhor o uso da água no campo, assim como fornecer respostas à perguntas e problemas relacionados à agricultura.
A Monsanto possui três centros de aprendizagem nos Estados Unidos, porém apenas o de Gothenburg foi desenvolvido especialmente para entender como devemos usar a água de modo mais eficiente nas lavouras. O investimento foi de US$ 6 milhões, e lá são pesquisados sistemas de plantio e estudos de traços genéticos, incluindo tecnologia de eficiência de uso da água, como sistemas resistentes à seca.

Recomposição florestal

Dicas - Planilhas

Entretenimento - Luiz Melodia se foi...
Triste notícia. Gostava muito das musicas do cantor Luiz Melodia, que morre aos 66 anos no Rio de Janeiro na última sexta-feira, dia 6 de agosto. Um dos grandes compositores do Brasil, autor de sucessos como "Pérola Negra", "Estácio, Holly Estácio", "Magrelinha", "Negro gato" e "Juventude Transviada". Conhecido por mesclar o samba ao suingue do soul em um modo original de compor e interpretar, ele era dono de um estilo único e uma das vozes mais marcantes da MPBLuiz Carlos dos Santos (Rio de Janeiro, 7 de janeiro de 1951 - Rio de Janeiro, 4 de agosto de 2017), mais conhecido como Luiz Melodia, foi um ator, cantor e compositor brasileiro de MPB, rock, blues, soul e samba. Filho do sambista e compositor Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico, cresceu no morro de São Carlos no bairro do Estácio. Assista também a apresentação de Luiz Melodia no Sr. Brasil com Rolando Boldrin.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características