Oportunidades com agricultura irrigada


Pod Irrigar - Diretores da Lindsay América do Sul visitam a UNESP
Em 17 de agosto de 2017 recebemos aqui na UNESP Ilha Solteira o CEO da Lindsay América do Sul João Eder da Silva e também o Diretor Comercial Ivan Wegener que conheceram as atividades da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, conversou com nossos Orientados e até o tradicional cafezinho na Padaria Pão Gostoso eles puderam degustar.



Nossos visitantes começaram como trabalhamos para fomentar o desenvolvimento e modernização da agricultura irrigada aqui na UNESP, quando atuamos da divulgação e na pesquisa aplicada ao uso eficiente da água e associamos tudo ao ensino, criando sinergia entre as atividades e os recursos que recebemos para o desenvolvimento das atividades. E assim puderam conhecer como é feito o apoio aos irrigantes do Noroeste Paulista por meio dos sete diferentes Canais de Comunicação, onde é possível encontrar desde dados meteorológicos em tempo real de evapotranspiração de referência, temperatura, umidade relativa e chuva, obtidos pela da Rede Agrometeorologica do Noroeste Paulista e disponibilizados na Canal CLIMA da UNESP até os resultados das pesquisas que são disponibilizados no Canal da Irrigação da UNESP.









Da visita pudemos fazer duas edições do [Pod Irrigar], a tradicional, na quinta-feira, onde João Eder fala do seu otimismo com a agricultura irrigada e como Engenheiro de Produção, como atuar o setor e vê vantagens nesta condição e a edição extra, em que relata a sua percepção em relação ao trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Somos gratos pelas palavras e pela visita feita pelo João Eder e ao Ivan. Voltem sempre, vocês e todos os seus Colaboradores na Lindsay - fabricante de pivô central - serão sempre bem vindos! É extremamente saudável e estimulada esta interação! Escute as edições do [Pod Irrigar] de 24 e 25 de agosto de 2017.
 - [Pod Irrigar] Agricultura deve se manter como motor da economia no país, aposta diretor geral da Lindsay

Este foi o tema da última semana do [Pod Irrigar], mas o Internauta também pode ouvir as outras dicas que estão disponíveis semanalmente a partir de http://podcast.unesp.br/podirrigar.

Próximas palestras
6 de setembro de 2017 - “Decidindo racionalmente o quanto irrigar e produtividade da água", no IrrigaShow, às 16:00 horas. Campos de Holambra.
7 de setembro de 2017 - "Entrando na Agricultura Irrigada - Primeiros Passos", no IrrigaShow, às 13:30 horas. Campos de Holambra.
02 de outubro de 2017 - "Uso combinado de estações agrometeorológicas e sensoriamento remoto para determinação da evapotranspiração atual e produtividade da água" no IV INOVAGRI International Meeting, XXVI CONIRD e III Simpósio Brasileiro de Salinidade, de 2 a 6 de outubro de 2017 em Fortaleza.

Manejo da irrigação - Zonas homogêneas de evapotranspiração
Zonas zonas homogêneas de evapotranspiração de referência, sabe o que são? Quer conhecer como elas estão divididas no Noroeste Paulista? Quer saber como este mapa pode ser útil à você Irrigante? Confira o artigo publicado do SBSR 2017.



Custo da irrigação com Rodrigo Franco Vieira
O Engenheiro Agrônomo Rodrigo Franco Vieira tem feito um trabalho inovador ao mostrar que a eficiência do uso da água e a sustentabilidade da agricultura irrigada deve ser feita usando métodos e sistemas adequados de irrigação e análise de custos e alternativas energéticas. Um dos seus trabalhos disponível no Instituto Inovagri é o “Estudo para identificação da relação investimento x área irrigada tempo de operação x custos com energia para Lotes sujeitos à Tarifa “Grupo B” com consumo menor que 25 CV". E na Sala de Aula do Canal do Produtor com Rodrigo Vieira temos a Aula 1 de Irrigação. Vamos aprender um pouco mais?


Água para todos
O Rio São Francisco, outrora símbolo da riqueza e abundância e sempre lembrado como o rio da Integração Nacional agoniza. A Folha de São Paulo mostra em reportagem - ilustrada com fotos e números - que, "em estado crítico, rio São Francisco tem um cemitério de obras paradas".


Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em agosto de 2017, o submercado Nordeste teve o nível de reservatórios mais baixo desde 2000, ficando com apenas 13% de sua capacidade de armazenamento. No Norte, apesar do nível estar maior do que o mesmo mês do ano passado, o valor verificado é o 4º pior do histórico, ficando em 53%. No mesmo período, o submercado Sudeste/Centro-Oeste apresentou o 4º nível mais baixo dos últimos 18 anos. Já no Sul, o nível dos reservatórios teve queda de 60% em relação ao ano passado. Para fins de comparação e especialmente para os Internautas daqui Noroeste Paulista, ontem, a Usina de Ilha Solteira tem vazão defluente de 3.565 m3/s e a de Três Irmãos, turbina 948 m3/s e ainda manda para o rio Paraná através do Canal de Pereira Barreto 198 m3/s.


Com vazão reduzida - Sobradinho está turbinando hoje 617 m3/s, tem vazão afluente de apenas 360 m3/s e está com somente 7,9% da sua capacidade de armazenamento - e sem as medidas mitigadoras previstas no projeto da Transposição iniciadas ou efetivadas coloca toda a bacia hidrográfica em uma grande incerteza, especialmente para os que labutam na agricultura irrigada e assim, a sociedade civil e entidades se mobilizam para que autoridades efetivem ações que possam recompor a oferta de água, como a campanha ilustrada abaixo.


E vamos recordar os bons tempos com Sá, Rodrix e Guarabyra "Pindurados no Vapor" quando de Bom Jesus da Lapa a Pirapora, eram apenas cinco dias pendurados no vapor. Claro que dependia apenas da madeira e da ventania e assim, se saia da Bahia e se chegava à Minas Gerais.


Emprego - Economia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características