Temperaturas recordes no ano

A região Noroeste do Estado de São Paulo vem registrando altas temperaturas nos últimos dias no final da estação do inverno que termina de 21 de setembro. 
Desde o início do mês de setembro as temperaturas máximas registradas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira só estão aumentando dia após dia, conforme ilustrado na imagem 1. No último dia 11 todas as estações alcançaram os maiores índices de temperatura do ano: Ilha Solteira com 38,4°C; Bonança 38°C; Itapura 37,9°C; Dracena 38,5°C; Paranapuã 38,5°C; Populina 37,8°C; Santa Adélia e Marinópolis 38,8°C e Santa Adélia Pioneiros 37,2°C.

Imagem 1: Temperatura máxima de 01/09 a 13/09
Com todas as Estações Agrometeorológicas em estado de alerta com umidade relativa abaixo de 20%, sabendo que o adequado ou ideal para a saúde e acima de 50%. Conforme na imagem 2. A Estação localizada no município de Sud Mennucci quase chegou em estado de emergia com 13,9% umidade relativa, sendo tal estado iniciado em 12%. Com a umidade do ar em baixa, os níveis de evapotranspiração e a temperatura de toda a Região Noroeste Paulista foram altos, com taxas a 6 mm/dia e 37°C, respectivamente. 
Para um irrigante, que deseja irrigar uma pastagem, isto significa que para suprir somente as taxas de evapotranspiração diárias em 1 hectare, o irrigante terá que aplicar 60 mil litros de água. Em outras culturas fora a quantidade de água a ser aplicada deve ser calculada com base evapotranspiração da cultura e o coeficiente de cultura determinado para cada fase fenológica em Allen et. al (1998).

Imagem 2: Umidade relativa, evapotranspiração e temperatura 11/09
Na primeira quinzena do mês de setembro os dados de evapotranspiração de referência e temperatura média ficaram acima dos comparados com o mesmo período do ano de 2016, e permaneceram também acima da média histórica, conforme a tabela 3. Porém as chuvas, tão esperadas por todos, ficaram abaixo do esperado, assim, fazendo os agricultores que possuem sistemas de irrigação a utilizarem com uma maior intensidade seus equipamentos.

Imagem 3: Comparação histórica de evapotranspiração e temperatura
Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:
Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características