ACUMULADO DE CHUVAS DE OUTUBRO E NOVEMBRO ALCANÇAM NÍVEIS HISTÓRICOS

Após um outubro chuvoso a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, mantida e operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, registrou chuvas acima da média histórica em todas as Estações Agrometeorológicas, porém, mesmo com as chuvas acima da média histórica, ficaram más distribuídas ao longo do mês, se intensificando no início no mês de outubro e no final no mês. Tendo uma média entre todas as estações de monitoramento climático de 52,6% a mais no total de chuvas esperadas para o mês de outubro.
Figura: chuvas históricas x outubro de 2017
Mesmo com o grande acumulado de chuvas no mês de outubro, os irrigantes não deixaram de utilizar seus equipamentos de irrigação, devido à má distribuição de chuva ao longo do mês. Com altas concentrações nos primeiros dias e nos últimos cinco dias do mês. Assim até mesmo atrasando a colheita de alguns produtores de feijão que ficaram impossibilitados de entrarem na área com as colhedeiras devido ao excesso das chuvas. 
Figura: chuvas do mês de outubro de 25/10 á 31/10
Todos os fatores estão indicando que o mês de novembro poderá vim a ter chuvas acima da média histórica, sendo que nos seis primeiros dias do mês já choveu mais de um terço do esperado para o mês de novembro inteiro. Totalizando na média das estações 53,23% de toda a chuva esperada no Noroeste Paulista para o mês de novembro.

Figura: chuvas históricas x novembro de 2017
As chuvas do mês de novembro não vieram com calmaria, e sim com grandes intensidades e volumes. Causando diversos estragos como alagamentos de ruas, queda de árvores, destelhamentos e inundações de casas, ocasionando transtorno e desconforto a população. Para muitos agricultores irrigantes e não irrigantes que estão semeando soja, a alta intensidade e volume das chuvas podem vim a promover falhas na germinação e emergência das plântulas.

Avenida principal de Ilha Solteira totalmente alagada

Figura: árvore caída devido a forte intensidade e volume das chuvas
SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características