Capacitação, a profissão do futuro, grãos, recursos hídricos e muito mais... até inglês de graça



O Professor Elias Pereira Lima coordenou esta iniciativa pioneira para o município de Selvíria, no Estado do Mato Grosso do Sul que esclareceu que "mais que um Feira, executamos um projeto amplo com grande envolvimento na organização, com o objetivo de esclarecer dúvidas, medos, anseios, incertezas e conflitos para que os alunos encontrem o caminho para o futuro. Também, como objetivo ainda maior foi de fomentar, incentivar e instigar os estudantes a ingressarem na faculdade, fazendo com que reflitam sobre qual profissão escolher." E ainda acrescentou que "o desafio é manter a chama acesa, é fazer todos os dias, todos acreditarem que o desafio é grande e que somos capazes de enfrentar tudo apesar das dificuldades".


A UNESP Ilha Solteira esteve presente com quatro profissionais. O Engenheiro Mecânico Bruno Crepaldi Alves falou no dia 28 sobre os desafios da profissão escolhida, a Zootecnista Rosemeire da Silva Filardi conversou com os estudantes sobre este profissional que cuida dos animais, enquanto que o Engenheiro Civil Jairo Salim Pinheiro Silva explicou com é o dia a dia e as áreas de atuação deste profissional e no dia 30 de novembro de 2017 aproveitamos a nossa palestra com o tema "Engenheiro agrônomo: o que faz e seus desafios” para parabenizar o Professor Elias Pereira Lima pela sua iniciativa, lembrando a todos com exemplos de atuação em outras oportunidades da capacidade empreendedora deste Professor que deve ser aproveitada e valorizada por todos, para em seguida entrar na profissão de Engenheiro Agrônomo propriamente dita.

Iniciamos desmistificando o estereótipo que ainda predomina sobre o Engenheiro Agrônomo para explanar as competências da profissão, mostrando o quanto o curso é eclético, e sua importância social e econômica e também os desafios e alegrias provenientes da profissão, por fim ainda esclareceu as dúvidas dos estudantes.




As Orientadas Emanoele Amendola e Regiane Carvalho Bispo também estiveram à I Feira de Profissões de Selvíria. Ficamos muito contentes pelo convite e por participar desta iniciativa que pode abrir nossas oportunidades e incentivos aos estudantes que agora estão no Ensino Médio. Muito obrigado Prof. Elias e Parabéns!


E como não havíamos jantado, como saco vazio não pára em pé, lá fomos nós para o Trembão Food Truck, do amigo Gabriel Spini.

Agricultura irrigada

Uma empresa que ensina a colocar água no momento e na quantidade certa às plantas conseguiria ter seu Diretor, como uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio? Sim, água é fonte de vida e de recursos e oportunidades e a CEO e fundadora da Agrosmart, Mariana Vasconcelos foi assim reconhecida. Confira a matéria da revista Dinheiro Rural. Receba aquele abraço e os parabéns de todos da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Barragens e recursos hídricos


"Qualidade da água do rio Setúbal em Jenipapo de Minas - MG após construção de barragem" (MARTINS et al, 2017), "O conceito de bacia hidrográfica e a importância da caracterização morfométrica para o entendimento da dinâmica ambiental local" (TEODORO et al, 2007), "Caracterização morfométrica da microbacia do Córrego do Coqueiro no Noroeste Paulista" (ANDRADE et al, 2009), "Análise morfométrica da sub-bacia hidrográfica do córrego Horizonte, Alegre, ES" (FERRARI et al, 2013) e "Caracterização morfométrica da microbacia Água do Paredão - Jataizinho, PR" (RIBEIRO et al, 2015) são exemplos de artigos que ilustram muito bem grande parte do conteúdo desenvolvido na disciplina de Recursos Hídricos neste semestre, cuja bibliografia completa e material didático está disponível no Canal da Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

"A garantia para assegurar o controle quantitativo e qualitativo destes recursos perpassa a necessidade de se alterar a política de governança para encarar o desafio de forma multifacetada, interdisciplinar e
sistêmica, para que a gestão ocorra de forma integrada e indissociável. A complexidade e as especificidades do tema requerem a modernização e dinamização dos sistemas de gestão, para garantir o controle, a produção e a proteção para o uso sustentável dos recursos hídricos." Assim é apresentado pela CATI o Projeto Água Viva, que vale a pena ser consultado e assimilado. Parabéns a toda a Equipe.

Treinamento - Capacitação



Outra foram de se melhor se capacitar é através das aulas presenciais e sob a Coordenação do Professor Dr. Everardo Chartuni Mantovani, a IRRIPLUS - empresa estabelecida em Viçosa - já treinou mais de 650 alunos, os cursos são teóricos e práticos, com avaliação e demonstração dos sistemas de irrigação (Pivô Central, Aspersão, Gotejamento, Microaspersão), aplicando na prática a teoria vista em sala. Os alunos recebem todo material didático ministrado nas aulas, além de material de apoio, softwares de manejo e projeto de irrigação, catálogos de produtos, dentre outros.


E a nossa apresentação no Inovagri / CONIRD 2017 "WEATHER NETWORKS AND REMOTE SENSING: FOR WHAT AND TO WHOM? - THE NORTHWESTERN SÃO PAULO STATE WEATHER NETWORK CASE”, está disponível.

Armazenamento - Silos - Grãos - Cana


Inglês para todos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características