É tempo de comemorar resultados e desejar Feliz e produtivo Ano Novo!

Só para ninguém esquecer que a Produção de Alimentos fez a diferença na economia brasileira!

[Pod Irrigar] É tempo de comemorar resultados e fazer ainda melhor em 2018
2017 se foi! Ano difícil em todos os sentidos! Fizemos muito, mas não esperamos outro igual! A carga de trabalho e a burocracia aumentou, e não há como ficar imune às crises políticas e econômicas que o país enfrenta! Assistimos na TV e lemos diariamente nos jornais exemplos de má condutas e de valores totalmente opostos ao que desejamos. Até mesmo vandalismo de grande proporção sobre a produção de alimentos foi registrado.
Do nosso lado, a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira continuou a defender e praticar a democratização do conhecimento e da informação e a transparência de ações, pois assim fazendo, acreditamos contribuir para uma sociedade mais justa e igual.
Para isso usamos diferentes canais de comunicação, com diferentes linguagens, como o Canal da Irrigação da UNESP, este Blog, o Canal no YouTube, o Pod Irrigar - que é o podcast da agricultura irrigada - o Canal Clima da UNESP, o Facebook - que chegou 3.000 curtidas este mês - e ainda o Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada para levar o conhecimento em agricultura irrigada e agroclimatologia à sociedade, em total sinergia com as atividades de ensino, pesquisa e extensão praticadas na UNESP e outras entidades parceiras.
Agrada-nos perceber que se digitarmos as palavras irrigação + UNESP em qualquer buscador, os trabalhos desenvolvidos em nossa Universidade estamparão tela do desktop, notebook, tablet ou smartphone, para nós um sinal de que estamos tendo a aceitação pelos Internautas do que fazemos. Nossos estudantes trabalham firmes, em sintonia com as demandas envolvidas com o uso eficiente da água, principalmente na agricultura. e assim vamos destacar o desempenho do Canal CLIMA da UNESP, um canal de dados que torna público os dados obtidos pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e que cresceu este ano 17% em número de visitas em relação à 2016 e já representa 40% das visualizações de páginas em relação à todos os demais canais utilizado. Sendo um canal de dados, atende desde o Irrigante que precisa da informação da evapotranspiração para definir o tempo de operação adequado à sua cultura até o Morador que teve a sua casa invadida pela água e precisa da informação da intensidade e volume da chuva para pleitear o seguro, passando pelo conhecimento não menos importante, da temperatura, umidade e velocidade do vento, reforçando nossa convicção de que democratizamos informação à uma parcela grande da sociedade.
Destacamos também o Pod Irrigar, foram com esta 59 edições este ano, superior às 50 edições de 2016 e contamos e agradecemos os diferentes convidados que atenderam nosso chamado e abrilhantaram aqui este podcast. Agradecimento também a ACI UNESP, Renato Coelho, Amanda Regina Fernandes e Oscar D´Ambrósio, que com muita paciência produziram todas estas edições. Muito obrigado! Obrigado a todos que entraram em contato com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e também que nos prestigiaram com a audiência! Parabéns aos nossos Orientados que proveram nossos Canais com conteúdo interessante!
Que venha 2018! Estamos cada vez mais preparados para todos os desafios!

Este também foi o tema da edição de 27 de dezembro de 2017 do [Pod Irrigar] - o Podcast da Agricultura Irrigada -, mas o Internauta também pode ouvir as outras dicas que estão disponíveis semanalmente a partir de http://podcast.unesp.br/podirrigar.

Falando de agricultura irrigada
Participamos do Programa Agrimercado, no Canal TerraViva, com o Jornalista Tobias Ferraz no dia 29 de dezembro de 2017 e claro, o assunto tinha que ser, a agricultura irrigada!



Chuva!!!! Vento!!!!

2017 realmente foi atípico. Com Populina ficando 132 dias sem chuvas e a média dos municípios monitorados pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista ficando em 93 dias sem chuva no Noroeste Paulista fechamos com o ano com volumes totais acima da média esperada. Aqui em Ilha Solteira ficamos 88 dias sem chuva, mas até o momento são 1.611 mm, 323 mm à mais do que o esperado - 25% acima do previsto - e dois recordes, "nunca antes na história" choveu 161 mm em maio e 312 mm em novembro. No acumulado o recorde é de 2.008 quando choveu 1.726 mm.


No Noroeste Paulista a média do volume de chuva acumulada histórico é de 1.255 mm e em 2.017 foram 1.484 mm ou 18 % a mais do que o esperado e o ano ainda não acabou. Os destaques ficaram para Paranapuã com 1.840 mm e Populina, que apesar da mair seca seca, acaba o ano com 1.643 mm de chuva, enquanto que o menor volume de chuva foi registrado na parte Norte do municiípio de Pereira Barreto, na  Estação Santa Adélia, com 1.188 mm.
Em 2.016 foram a região recebeu a média história, ou seja, 1.251 mm.  Quer saber mais? Acesse o canal CLIMA da UNESP!


Paranapuã teve ontem ventos de Noroeste de até 46 km/hora às 16:55 horas.

Videos em destaque - Canal YouTube
No Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP no YouTube fechamos o ano com 214.354 visualizações totais e a contradição, este ano com dezembro recorde histórico de chuva, o vídeo com o maior acesso é o do pivô central garantindo a segurança hídrica na prodição de soja justamente em dezembro no município de Pereira Barreto, onde foi registrado o menor volume de chuva este ano no Noroeste Paulista, reforçando a importância dos sistemas de irrigação para a produção de alimentos.


É virada de ano, momento sempre de novas expectativas, novos alunos chegarão em todos os níveis que atuamos e assim, destacamos também o vídeo com a entrevista de despedida do Analista de Sistemas Jean Carlos Quaresma Mariano, que foi Bolsista FAPESP na Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e que resultou na implantação da  Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira. Deixa-nos muito orgulhoso e serve de exemplo para os que os novos integrantes da Equipe perceber que Jean soube aproveitar as oportunidades de ligar monitoramento agroclimático com a produção agrícola, tanto em sistemas irrigados como de sequeiro, e hoje é um profissional respeitado e avançou muito nesta linha de trabalho. Parabéns!


Água para todos - Inclusive mais agricultura irrigada
Água é fonte de vida e de oportunidades. Confira neste vídeo preparado pela ANA!


Estudo da ANA aponta em 45% potencial de expansão da irrigação no Brasil até 2030Entre 1960 e 2015 a área irrigada no Brasil aumentou expressivamente, passando de 462 mil hectares para 6,95 milhões de hectares, e pode expandir mais 45% até 2030, atingindo 10 milhões de hectares. É o que aponta o Atlas Irrigação: Uso da Água na Agricultura Irrigada, estudo da Agência Nacional de Águas (ANA) lançado durante o IV Inovagri International Meeting, em Fortaleza (CE). A média de crescimento estimado corresponde a pouco mais de 200 mil hectares ao ano, enquanto o potencial efetivo de expansão da agricultura irrigada no Brasil é de 11,2 milhões de hectares. O potencial de expansão apontado acentua a necessidade de um esforço crescente de planejamento e gestão a fim de evitar ou minimizar conflitos pelo uso da água, em especial nas bacias hidrográficas que já possuem indicadores de criticidade quantitativa.
Com dados inéditos, o Atlas Irrigação apresenta uma retrospectiva, um panorama atual e uma visão de futuro sobre a agricultura irrigada brasileira, com foco no levantamento de áreas irrigadas, no potencial de expansão e no uso da água associado. Seus apontamentos permitem melhor atuação em áreas já consolidadas e naquelas que tendem se desenvolver mais rapidamente no horizonte considerado.
Para o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Sérgio Ayrimoraes, presente no evento, o lançamento do Atlas no principal evento sobre irrigação é um marco na busca da segurança hídrica no Brasil. "Precisamos compreender a água como insumo ao desenvolvimento e não como gargalo", disse. Segundo ele, a ANA tem trabalhado para oferecer aos governos a base técnica que sirva de instrumento para a gestão de recursos hídricos e para a tomada de decisões.




Eventos
Codevasf abre inscrições para "III Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas" e V Workshop Internacional de Irrigação, promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) em parceria com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF) que acontecerá de 13 a 16 de março de 2018, na sede da Codevasf em Brasília e é destinado a técnicos que estejam atuando na área de solo e água em desenvolvimento regional. Além de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, empresários, consultores ambientais, gestores, representantes de organismos nacionais, internacionais, governamentais e não governamentais. Os interessados devem se inscrever no link http://www2.codevasf.gov.br/programas_acoes/seminario-solo-e-agua e acompanhar o calendário.

Pecuária
Pecuária sai de 2017 com @ negativa em 8,5%, margens das indústrias “muito boas” e apenas uma “casta” de produtores se dando bem. Na média dos produtores, houve algum avanço em tecnologia e gestão, atenuando crise. Consumo para 2018 mostra sinais de reação, baseados nos indicadores deste fim de ano, mas ciclo será de pressão.

FELIZ ANO NOVO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características