Evapotranspiração, Conceitos, estimativa e aplicação

Este foi o tema da aula exposta no exame geral de qualificação pelo estudante de Mestrado da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP - Botucatu e também integrante da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP - Ilha Solteira, Alberto Mario Arroyo Avilez.

A evapotranspiração é a forma pela qual a água da superfície terrestre passa para a atmosfera no estado de vapor, tendo papel importantíssimo no Ciclo Hidrológico em termos globais. Esse processo envolve a evaporação da água presente em superfícies livres, dos solos, vegetação úmida e a transpiração dos vegetais.

Em termos globais, para que ocorra evaporação é necessária que ocorra uma fonte de energia, que é produzida pelo fluxo de calor latente, por tanto, para que ocorra a transpiração também precisa de uma fonte de energia, e esta energia é proporcionada pela planta, que ao utilizar a agua no processo de esfriamento intercambia calor e consequentemente produz a transpiração e assim a planta se mantem em obtidas condições. 
Foto do Google

A evapotranspiração parece ser um conceito único e fácil de determinar. Geralmente, é conhecido que a evapotranspiração é a somatória da quantidade de água evaporada numa superfície líquida mais a transpirada pelas plantas, mas na realidade há vários conceitos de evapotranspiração e várias formas para estima-la. 

A evapotranspiração de referência (ETo) é um destes conceitos, que consiste na determinação de água evapotranspirada por uma cultura de referência (Grama batatais ou alfafa) em condições ótimas. Nesse caso a ETo depende apenas das variáveis meteorológicas. 

A estimativa desta Evapotranspiração é medida por meio de lisímetros, lisimetro é um tanque inserido no solo, cheio do mesmo solo do local e com com uma vegetação de referência. A (ETo) é determinada pelo balanço hídrico. Comumente existe uma balança no fundo do lisímetro onde se pode determinar, dessa forma, quanto de água que evapotranspirou dentro de aquele sistema, este tipo de lisimetro é chamado de lisimetro de pesagem e é o mais utilizado para realizar pesquisas, embora que existam outros tipos.
Foto do Google
Foto do Google 























Outros conceitos de evapotranspiração são: A evapotranspiração potencial da cultura (ETc) que é a máxima evapotranspiração alcançada por uma cultura na sua respetiva fase de desenvolvimento, A ETc é calculada pelo resultado da multiplicação da ETo com um Coeficiente de cultura (Kc). 
Agora, para o conceito de evapotranspiração atual (ETa) representa a Evapotranspiração que está acontecendo na cultura, podendo esta ser menor ou igual que a ETc 

O conhecimento e a estimativa da ETo, ETc e ETa é de muita importância para a agricultura irrigada, já que obtendo estes valores com a melhor correlação, vai ser conhecida a necessidade hídrica total da cultura para que ela alcance os maiores valores de produtividade, portanto levando em consideração esta importância a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP – Ilha Solteira vem realizando estudos para auxiliar a agricultura irrigada na região por meio do cálculo da evapotranspiração. Os valores da ETo são determinados por meio de estacoes agrometeorológicas operada pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista. 

Resultados destes estudos que vem realizando a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP – Ilha Solteira estão demostrados na última tese realizada pelo Prof. Dr Josué Ferreira Silva Junior intitulada EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA EM ZONAS HOMOGÊNEAS COMO BASE PARA O MANEJO DA IRRIGAÇÃO NO NOROESTE PAULISTA, onde foram determinados os mapas em zonas homogêneas de ETo para a região do Noroeste Paulista. 

Para conhecer mais e entender sobre os conceitos para a estimativa da evapotranspiração (ET) e os coeficientes de cultivo (Kc) recomendasse as seguintes literaturas de onde saíram e está a base de todos estes conceitos:

Allen, R.G.; Pereira, L.S.; Raes, D.; Smith, M. Crop evapotranspiration: guidelines for computing crop water requirements. FAO, Irrigation and Drainage Paper, 56. Rome, 1998. 300p. 

Doorenbos, J.; Pruitt, J.O. Crop water requirement. FAO, Irrigation and Drainage Paper, 24. Rome, Italy 1977. 144p.


SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características