Noroeste Paulista: 2017 foi o ano mais chuvoso desde 2013

Em 2017 os pluviômetros da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, registraram em média 1548 mm de chuva em todo o Noroeste Paulista, 271 mm a mais do que o esperado para o ano. O maior volume foi registrado na estação Paranapuã (1943,9 mm), porém a maior surpresa da região foi Marinópolis que registrou um volume 45% maior que o esperado para o ano.  Entre os 41 municípios abrangidos pela rede os municípios na barranca do rio Tietê tiveram médias modestas e ficaram próximos as médias esperadas.
Em média, os municípios receberam a 21% de chuva mais que o esperado e caracterizaram o ano de 2017 como o mais chuvoso desde 2013. Nos últimos 5 anos a pluviosidade teve grande variações de 1232 mm em 2014, quando a maior hidrovia foi paralisada devido á crise hídrica, até 1548 milímetros em 2017. A temperatura média na região variou entre 24 e 24,8°C, nos últimos 5 anos.
No primeiro decêndio de 2018 (de 1 á 10 de janeiro) a Região Noroeste Paulista registrou média de 118 mm acumulados de chuva, destacando a estação Bonança com 174,2 mm e Santa Adélia com 139,4 mm - ambas no município de Pereira Barreto. A Evapotranspiração, soma da transpiração da plantas com a evaporação de água do solo acumulada foi de aproximadamente 30 mm, ou 3 mm/dia. Nesta quinta-feira apenas a estação Paranapuã registrou 3 mm de chuva, até as 17 horas.

::Você sabe o que é um milimetro de chuva na agricultura?
A definição de milimetro como unidade de volume de chuva foi dado quando estudiosos notaram que se temos um reservatório de 1 metro quadrado e for adicionado 1 litro de água nele, ao medir com uma régua a "altura da lâmina de água será de 1 mm. Portanto, ao dizer que choveram 10 mm ontem significa dizer que cada 1 m² de "chão" recebeu 10  litros de água das nuvens.

:: Serviço:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características