ELEVADA EVAPOTRANSPIRAÇÃO NO NOROESTE PAULISTA

Hoje obtivemos as maiores taxas de evapotranspiração do ano de 2018, com um destaque para a Estação Agrometeorológica de Ilha Solteira que registrou 7 mm/dia. A Região Noroeste Paulista possui as maiores taxas de evapotranspiração de todo o Estado de São Paulo. O verão chegou e está com tudo. 

A média da evapotranspiração desde o início do ano de 2018 não ultrapassou os 4 mm/dia em todas as estações (tabela 1). Tendo no acumulado total de evapotranspiração inferior ao acumulado de chuvas registrado pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP - Ilha Solteira. 

Tabela 1- Média da evapotranspiração, acumulado da evapotranspiração  e chuvas 01/01 a 12/01

Com a somatória da chuva sendo superior a somatória das taxas de evapotranspiração, o solo possui uma porcentagem dessa chuva ainda armazenada e disponível para as plantas. Assim fazendo que os irrigantes utilizem menos seus equipamentos de irrigação. 

Nos locais onde as Estações Agrometeorológicas estão instaladas algumas localidades marcam até 4 dias sem chuvas superiores ao volume de 10 mm (Imagem 1). Indicando que se nos próximos dias continuar com altas taxas e evapotranspiração e sem chuvas os irrigantes terão que ligar suas irrigações novamente. 

Imagem 1- Marcador de número de dias sem chuvas superiores a 10 mm

As taxas de evapotranspiração foram as mais altas desde o início do ano de 2018, somente na Estação Santa Adélia Pioneiros, que a maior evapotranspiração registrada foi no dia 04/01 com 5,2mm/dia e não no dia de hoje como nas demais estações (Imagem 2). 

Imagem 2- Evapotranspiração de hoje 13 de janeiro de 2018

Serviço:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características